domingo, 13 de janeiro de 2019

#Resenha - Os 4 Temperamentos na Educação dos Filhos - Dr. Ítalo Marsili

Perdão pela foto borrada rs... No mais, o "Keep calm and Study your ass off" é bem o estilo do Dr...

      Boa tarde, pessoas! Como estão? Espero que bem. Primeiro de tudo, Feliz Natal e Ano Novo atrasados a todos! Muita saúde, paz e conquistas a todos nós. Gostaria de informar que estou de saco cheio de não conseguir ler um livro inteiro, muito menos de não escrever, e isso me impulsionou a tentar de novo fazer isso tudo, como eu costumava fazer antes da PUC, e espero sinceramente que meu esforço seja recompensado esse ano, porque não aguento mais ficar nessa. No mais, o post de hoje é sobre o primeiro livro que consegui terminar de ler em uns 4 anos, "Os 4 Temperamentos na Educação dos Filhos", do Dr. Ítalo Marsili.
      "Primeiro de tudo, quem diabos é esse cara?". Bom, a culpa de eu conhecer esse livro - bem como o trabalho desse autor como um todo - é das mulheres católicas que sigo no Instagram, tipo a Thais Schmitt, da Loja Stella Maris, e a Rayhanne Zago, do Lírio entre Espinhos, que postavam as respostas dele em seus Stories. Respostas essas bastante práticas e realistas, do tipo que toda criatura que se dispõe a lidar com Coaching, RH, Psicologia e Psiquiatria está passando da hora de dar para as pessoas (um dia ainda falo sobre a minha birra com o pessoal dessas áreas), então comecei a seguí-lo no Instagram. Tem conselhos que não são a coisa mais fácil do mundo - como por exemplo, não reclamar - mas percebi que, pelo menos para mim, quando tento botar em prática, funciona, então aqui estamos. Sugiro que deem em uma olhada no perfil dele no Instagram se quiserem conhecê-lo melhor, pois esse não é exatamente o objetivo deste post. O assunto "temperamentos" é algo que me interessa a algum tempo, então quando soube do livro, pensei em comprá-lo, mas a ideia de passar a leitura dele na frente de todas as outras veio da Michelle, psicóloga, amante de livros, e dona de um dos Instagrams mais interessantes que já vi, o Contra o Mundo Moderno. Dito isso, vamos à resenha de fato.
      O livro fala sobre uma corrente de estudo dos temperamentos humanos baseada nas ideias de filósofos da Grécia Antiga, que afirmavam que devia haver um princípio que regia o mundo, fosse esse princípio o Fogo, a Terra, a Água e o Ar. De forma análoga, o temperamento humano (isto é, a base sobre a qual construímos nossa personalidade, e, as "lentes" que usamos para enxergar o mundo, parafraseando um professor meu da PUC), tem características desses princípios, e considerando esse viés "místico" de quatro elementos, as universidades não levam esse tipo de estudo  muito a sério desde que houve a chamada "desmistificação do mundo", em que a razão pura e simples deve ser o Norte de tudo (algo bastante falho, visto que somos mais do que razão, se pararmos de fato para pensar). Apesar do nome, o livro não serve apenas para que lidemos com a questão dos filhos, mas também para nos relacionarmos com as pessoas de forma geral, e até mesmo conosco mesmos, visto que cada temperamento possui suas características e desafios.
       Eu até poderia falar mais sobre o livro, mas a grande verdade é que eu não devia ter aceitado a sugestão da Michelle de ler esse livro o quanto antes rs... Digo isso porque para mim, a leitura foi pesada. Não consegui entender muita coisa de verdade, o que me atrapalha demais a falar mais alguma coisa, apesar de ter achado a parte prática bastante interessante. Talvez eu consiga entender melhor esse livro se eu fizer a leitura em um outro momento de minha vida, e é exatamente o que farei - e podem ter certeza, farei uma nova postagem sobre esse livro depois dessa leitura - , mas por hora, se você tem uma boa boa dose de autoconhecimento, paciência, disposição para melhorar o modo como você se relaciona consigo mesmo e com o mundo, se você quer aprender algo novo, ou se você é de alguma dessas áreas com as quais eu tenho birra, esta leitura é para você!

quinta-feira, 16 de agosto de 2018

#Resenha - A Rainha dos Condenados (Queen of the Damned) - Anne Rice

      Olá a todos! Como estão? Espero que bem. Sei que estão um pouco surpresos quanto a ter uma nova postagem em tão pouco tempo, visto que demoro quase um mês pra postar, mas as coisas estão mudando, e as postagens serão mais frequentes. Hoje, dando sequência à série de resenhas dos livros das Crônicas Vampirescas, a resenha é sobre o terceiro livro da série, Rainha dos Condenados. Sim, igualzinho aquele filme, se você nasceu em algum momento entre 1980 e 1995.
      Pessimamente adaptado (sim, é aquele filme) no início dos anos 2000, o livro foi escrito originalmente em 1988, e apresenta uma história muito mais rica do que a apresentada no filme homônimo, que é uma mistura horrorosa desse livro com O Vampiro Lestat. Não me levem à mal, o filme em si não é tão ruim, até você descobrir que ele é uma adaptação e resolve comparar o filme com os livros. Quase sempre é uma experiência ruim, os filmes geralmente deixam muito a desejar, mas Rainha dos Condenados consegue angariar o título de pior adaptação pra qualquer um que já tenha lido o livro e assistiu o filme. "Ah, mas então por que você tem o livro com a capa do filme?" Falta de opção mesmo. A capa que eu queria era essa aqui, mas não tive condição de comprar na época, mas estou começando a reconsiderar.
       Um diferencial desse livro é sua forma narrativa. Ainda temos as narrações em primeira pessoa de Lestat de Lioncourt, tal como nos livros anteriores, mas outros personagens aparecem, tais como Jesse, Maharet e Daniel (sim, aquele do Entrevista com o Vampiro), e tem suas histórias contadas sob seus pontos de vista. O discurso indireto livre - aquele em que a voz do narrador e a dos personagens se misturam de tal forma que não se sabe dizer quem é quem - é amplamente utilizado ao longo do livro, e de uma tal forma que torna a leitura incrivelmente interessante.
       O livro começa exatamente de onde O Vampiro Lestat terminou. Lestat havia conseguido o que queria, só não estava preparado para lidar com as consequências de suas ações, muito menos para encarar alguns fatos acerca de sua própria natureza vampírica. Mais do que incomodar os vampiros espalhados ao redor do mundo, ao ter conseguido acordar Akasha, a Rainha dos Condenados, primeira vampira do mundo, capaz de destruir qualquer vampiro sem precisar encostar um dedo sequer em sua vítima, Lestat conseguiu incomodar também uma ordem de eruditos observadores de fenômenos e seres sobrenaturais, a Talamasca, e isso causa uma série de situações complicadas para todos.
       Akasha é muito ressentida com os homens de uma forma geral, por acreditar que eles são o maior problema da humanidade. Sua maior ambição é tornar o mundo um lugar livre dos homens, e ou você está do lado dela, ou está contra ela, e se estiver contra ela, não interessa se você é uma mulher, você será destruído sem dó nem piedade (tá me parecendo um certo movimento aí...). E apesar de parecer irônico o fato de que ela não gosta dos homens, mas não representar nenhum perigo para Lestat, o leitor mais atento perceberá que não há incoerência em seu comportamento, ele é apenas um peão em seu jogo, só não percebeu isso ainda.
       Dentre os variados personagens que aparecem na trama, Maharet é uma que merece destaque. Tão antiga quanto Akasha, Maharet possui grande conhecimento sobre a história humana, e sabe de coisas que a própria Rainha dos Condenados ignora. Sua visão sobre a origem dos problemas da humanidade, assim como a solução, é bastante interessante, e nos mostra que desde que o mundo é mundo, pessoas em um mesmo contexto podem ter pontos de vista diferentes, baseados em diversos fatores.
      Acredito mesmo que a intenção de Anne Rice era encerrar as Crônicas Vampirescas nesse livro, visto que logo em seguida ela publicou A Hora das Bruxas (The Witching Hour) e Lasher, respectivamente, o primeiro e segundo livro da série dos Bruxos Mayfair. Por algum motivo, em 1991 as Crônicas voltaram à vida, com a publicação de A História do Ladrão de Corpos (The Tale of the Body Thief). Digo isto porque a história que começou em O Vampiro Lestat (e antes ainda, em Entrevista com o Vampiro), se encerra completamente aqui. Da gênese dos vampiros, aos eventos que levaram os vampiros ao tempo presente (lembrem-se de que o livro é de 1988, então o tempo presente era aquele), não há uma ponta solta que pudesse ser usada em uma história posterior, como acontece em Entrevista com o Vampiro ou O Vampiro Lestat. Tanto, que dizem que você não precisa ter lido nenhum livro de Anne Rice antes de ler A História do Ladrão de Corpos, já que é uma história que não se origina de nenhum "furo" nos livros anteriores. O que deve ter levado Anne Rice a escrever esse quarto livro eu ainda não sei, mas é assunto para um próximo post.

segunda-feira, 13 de agosto de 2018

#Resenha - Macbeth - William Shakespeare

      Bom dia! Como estão vocês? Espero que bem, e espero também que se acostumem com mais resenhas em um curto espaço de tempo, pois é como as coisas serão feitas de agora em diante, e a resenha de hoje é sobre um dos grandes clássicos da literatura universal, a tragédia de Macbeth, de William Shakespeare.
      Escrita durante a chamada "fase madura" de Shakespeare, Macbeth é uma de suas tragédias mais famosas, juntamente com Hamlet (de onde saíram frases clássicas como "Ser, ou não ser? Eis a questão!" e "Há algo de podre no reino da Dinamarca") e Romeu e Julieta (Que é, de longe, sua obra mais famosa). É uma tragédia em 5 atos, escrita conforme o gênero teatro (isto é, como se fosse o roteiro de uma peça), e conta a história de um barão do rei Duncan da Escócia chamado Macbeth, que durante o período de guerra encontra-se por acaso com três bruxas que preveem que ele será Barão de Cawdor e Glamis, e rei da Escócia em algum momento. Banquo, seu amigo, não leva isso muito à sério, e leva menos à serio ainda quando essas mesmas bruxas dizem que, muito embora ele mesmo não seja rei, seus filhos o serão. Macbeth deseja que isso seja verdade, ainda que adote uma postura cética a princípio, pelo fato de já ser o barão de Cawdor e por isso mesmo, acreditar que as ditas bruxas talvez não soubessem tanto assim.
      A coisa muda de figura quando é comunicado a Macbeth que o Rei Duncan o nomeara barão de Glamis, visto que o homem que detinha o título anteriormente se revelara um traidor, e isso atiça sua ambição de se tornar o rei da Escócia. Ansioso, começa a desejar que alguma coisa aconteça logo para que ele se torne o rei, ainda que isso implique matar Duncan para assumir o trono (pensamento que o assusta, mas não tanto a ponto de desistir de sua ambição). Sua esposa, Lady Macbeth, tão ambiciosa quanto o marido, ao saber do encontro do marido com as bruxas e o que ocorreu logo em seguida, começa a arquitetar algo para que a última parte da profecia - a que diz que seu marido se tornará Rei - se cumpra o mais rápido possível, e ainda desconhecendo o desejo do marido de matar Duncan, começa a tramar o assassinato deste, planejando uma festa no castelo apenas para matá-lo enquanto dormisse.
      O plano é levado à cabo, Duncan é assassinado, e na falta de descendentes, ou de um herdeiro nomeado, Macbeth é coroado rei da Escócia. No entanto, há muitas dúvidas entre os vassalos de Duncan quanto à legitimidade do novo monarca, principalmente por parte de Banquo, que conhecia a profecia das bruxas e começa a ponderar se o amigo havia matado o antigo rei. Macbeth passa a ficar cada vez mais paranoico quanto à lealdade dos seus, e isso leva a uma guerra sangrenta dentro do reino.
      Sinceramente? Acredito que essa história caberia muito bem num #catholicpost. É sério. Digo isso porque toda a ação da trama se desenvolve em função da crença de Macbeth de que ele será rei pelo simples fato de que três bruxas assim o disseram, juntamente com o anúncio que acabou se concretizando, de que seria barão de Cawdor e Glamis. Logo, o ambicioso Macbeth acredita que se elas acertaram em cheio quanto ao seu baronato, com certeza teriam acertado sobre sua coroação. Macbeth orientou sua vida e suas ações em função de uma profecia que acalentava e dava razão às suas ambições mais sombrias, e isso é nada mais nada menos do que confiar em adivinhos ao invés de confiar em Deus. E, infelizmente, há muitos cristãos - e nisso incluo nós, católicos - que fazem isso de forma inconsciente, seja porque não conhecem a própria fé, seja porque caem na falácia de que isso não vai contra sua própria fé. Isso sem contar a sabedoria de Banquo, que exclama na terceira cena do primeiro ato "Ora, pode pois o Demônio falar a verdade?", quando percebe que as bruxas acertaram.
      Digo que foi sábio, porque não são todos os que percebem que o demônio também sabe das coisas, e isso vai desde nossos defeitos e ambições mais sombrias, até os planos de Deus para nós, só não está interessado em usar isso para nos ajudar a chegar até Ele. Ao final da história, vemos que Macbeth acabou por destruir a si e a muitos, e é exatamente o que acontece quando cedemos à tentação de acreditar em adivinhos, uma vez que, de uma forma geral, esses adivinhos não falam a verdade o tempo todo, apenas o bastante (adquirida sabe-se lá Deus como) para que confiemos neles, e então, falam o que queremos ouvir, sendo verdade ou não, e o resto o nosso próprio egoísmo faz.
       Quando citei que o livro é escrito sob a forma de um roteiro de teatro, estou dizendo que esse texto é exatamente o que é encenado no teatro, e isso me deixa curiosa sobre como seria de fato, essa peça acontecendo. Ainda não tive a chance de ver no teatro, mas a Netflix tem uma adaptação com Michael Fassbender no papel principal, e embora eu ainda não tenha visto, talvez seja a opção mais acessível por enquanto (porque com certeza essa peça não vai sair barata, e eu já pago 20 e poucos contos de Netflix, então tenho que aproveitar)... Se quero ver a peça "ao vivo e à cores"? Sim, mas enquanto isso, vamos de Netflix mesmo ^^

quarta-feira, 1 de agosto de 2018

#Resenha - O Vampiro Lestat (The Vampire Lestat) - Anne Rice

      Olá a todos! Como estão? Espero que estejam bem, mesmo com esse tempo esquisito que faz um frio tremendo à noite e de manhã cedo, mas esquenta bastante à tarde. E hoje, dando sequencia às resenhas d'As Crônicas Vampirescas, vamos ao segundo livro da série, O Vampiro Lestat.
      Como vocês devem ter visto no post da página, tenho a série "clássica" - incluindo os crossovers com A Vida dos Bruxos Mayfair - completa, mas tudo em inglês. (eu tinha também os três livros d'A Vida dos Bruxos Mayfair, mas resolvi passá-los adiante, e eu meio que me arrependi, mas enfim) E a culpa é desse livro aqui. Isto porque, quando fiz meu aniversário de 17 anos, fui à livraria daqui, a OZ - Livraria e Cyber Café ver se achava um livro para dar de presente de Natal ou aniversário, agora não me lembro, para uma prima minha, e enquanto esperava na fila para pagar o livro dela, dei uma olhada pela loja e achei esse livro bem escondido no meio de vários best-sellers. Saí do meu lugar na fila, peguei ele e decidir dar ele de presente para mim mesma aquele ano. Como eu já queria ter a série completa, e as coisas estavam encaminhando para esse lado de tê-la em inglês, resolvi deixar a vida acontecer. Mas vamos ao que interessa.
      De longe, é a minha história preferida d'As Crônicas, principalmente porque depois de ler Entrevista com o Vampiro eu estava muito curiosa para saber o que havia acontecido com os personagens, e esse livro explica muita coisa que não fica muito clara no primeiro livro, como por exemplo, a origem do Teatro dos Vampiros, ou de como Lestat e Armand se conhecem, mas não foi só isso. Lestat de Lioncourt é um personagem cuja história você quer ouvir depois que lê o Entrevista. E, bom, esse é o livro dele. É a história dele.
      Se em Entrevista com o Vampiro temos a biografia de Louis de Point du Lac, nesse livro temos a biografia de Lestat de Lioncourt, contada por ele mesmo. Da família problemática que viveu nos últimos anos da monarquia francesa, passando por sua relação com a arte e os artistas, como Nicolas de Lenfent, talentoso violinista, seus encontros com diversos vampiros após sua transformação, como Marius, o Romano, na sua busca por saber quem ele é agora, até o encontro com Louis na Nova Orleans das plantations e sua situação presente, que no livro é no ano de 1984, tendo que lidar com todo o conhecimento adquirido até então, e consumido pelo desejo de quebrar a principal regra dos vampiros, que é não contar a nenhum humano sobre sua existência, através de uma banda de rock que tocava perto de onde ele estava morando, e também do livro que temos em mãos.
      Dentre os vários personagens, três merecem ser mencionados aqui. O primeiro deles é Gabrielle de Lioncourt, a reclusa mãe de Lestat. Uma mulher bastante reservada e inteligente, mas ao mesmo tempo, avessa aos laços humanos, preferindo levar uma vida mais solitária. É uma das pessoas com quem ele possui um forte laço afetivo, não apenas por ela ser sua mãe, mas também porque parece ser a única que realmente o entende.
      O segundo personagem é Marius, que nos chama a atenção nesse livro da mesma forma que Lestat nos chama a atenção em Entrevista com o Vampiro. Mas Marius é um pouco mais discreto. Você sabe que ele é "o cara", mas não sabe exatamente o porquê. Talvez seja porque ele viveu no auge do Império Romano, e parece ser o único vampiro que realmente sabe como viver, e também sabe de onde todos os vampiros vieram: d'Aqueles que Devem Ser Mantidos, um casal de vampiros que aparentemente veio do Antigo Egito, e que estão tão vivos quanto os outros, mas não se movem e não falam.
      O último, mas não menos importante é Nicolas de Lenfent. Um dos poucos amigos de Lestat, é o responsável indireto por sua transformação em vampiro, e cuja história apresenta uma grande e inesperada reviravolta. Além disso, temos também um retrato mais preciso de Armand, o líder do Teatro dos Vampiros, e o outro lado da história vivida entre Louis, Claudia e Lestat.
      A parte final do livro é bastante dinâmica, e te deixa mais em dúvida sobre o futuro do que o final do primeiro livro, da mesma forma que os finais de temporada de muitas séries por aí, ou mesmo o final de Vingadores: Guerra Infinita (se você ainda não viu, espere sair o Blu-Ray e assista, não vai se arrepender), o que, para mim, serviu para fechar a história com chave de ouro. Quanto ao seriado, me parece que a primeira temporada sairá d'O Vampiro Lesltat, e espero sinceramente que fique bem feita. Agora é esperar o desenrolar do seriado. Até lá, vamos lendo os livros e criando expectativas. E quem sabe o que nos espera?

sábado, 23 de junho de 2018

#Resenha - Entrevista com o Vampiro (Interview With the Vampire) - Anne Rice

      Olá, pessoal! Antes tarde do que nunca, não? Rs... Bom, peço perdão pela demora, aqueles que me conhecem sabem que nos últimos tempos minha vida andou de cabeça pra baixo, entre aulas, tradução e outros trabalhos, e a última coisa que conseguia fazer era ler um bom livro. Mas vamos ao que interessa, afinal de contas, esse é um blog sobre experiências literárias, essencialmente, então vamos ao livro de hoje: Entrevista com o Vampiro, de Anne Rice, autora americana que também escreveu a série de livros "A Vida dos Bruxos Mayfair", "Cristo Senhor"(série romanceada sobre a vida de Cristo), "Bela Adormecida" (uma série erótica-quase-pornográfica, diga-se de passagem), "Songs of the Seraphim"(Um homem que viaja no tempo em busca de redenção, guiado por um anjo) e "The Wolf Gift Chronicles"(Lobisomens). O plano era conseguir ler em janeiro, mas acabou não dando certo, como devem ter visto na página d'O Café no Facebook.
      "Mas histórias de vampiros? Mas não tem a ver com bruxaria, coisa das trevas, magia, essas coisas? Cristão pode ler essas coisas?" Dá uma lidinha nisso aqui, nisso, nisso, e principalmente isso aqui e isso aqui, antes de vir com esse pensamento pra cima de mim, OK? Uma coisa é 50 tons de cinza, Marquês de Sade e Aleister Crowley. Outra completamente diferente é a presença de seres sobrenaturais na literatura, e o fato de eles servirem de pano de fundo para outras coisas, como por exemplo, explorar as diversas facetas humanas. Dito isto, vamos à resenha.
      Escrito em 1979 por Anne Rice, "Entrevista com o Vampiro" é o primeiro de uma série de livros denominada "Crônicas Vampirescas" - livros esses que terão suas devidas resenhas a seu devido tempo - e foi adaptado para o cinema em 1994, tendo Brad Pitt, Tom Cruise, Kirsten Dunst, Antonio Banderas e Christian Slater nos papeis principais. No Brasil, o livro foi traduzido, não me lembro quando, por ninguém mais, ninguém menos, que Clarice Lispector, um dos maiores nomes da literatura brasileira.
      Podem me chamar de poser, mas a tradução de Clarice - que li em 2010, se não me engano, e faltando páginas no final - é o mais próximo que já li de um trabalho dela até hoje, e devo dizer que gostei muito. Pretendo ler outros trabalhos dela, só esperando tirar os trocentos e tantos outros livros que ainda estão me esperando.
      Sobre o livro, foi a adaptação para o cinema que realmente me despertou para os livros - que eram um inferno de achar até então, já que a Rocco, a editora que os publica no Brasil, estava relançando essa e outras séries da autora com novas capas -, porque até então o único livro sobre vampiros que eu conhecia era Drácula (que ainda é um dos meus preferidos), e Crepúsculo, que, apesar de estar em alta naquela época, definitivamente não fez, não faz, nem nunca fará meu estilo (acreditem, não consegui chegar ao final do primeiro capítulo do primeiro livro, em todas as vezes que tentei ler). A estética e a temática do Entrevista me chamaram muito a atenção, então fui atrás do livro e o encontrei na seção mais negligenciada da Biblioteca Pública (não, PDF não era a opção mais viável até então).
       Desde então, já li a história três vezes - sendo duas em inglês - , e apesar de não ser exatamente a minha preferida da série, ainda sim é uma boa história. Acredito que tenha sido a primeira história de vampiros a contar a história sob a perspectiva de um vampiro, sem necessariamente colocá-lo como vilão. Louis de Point du Lac é um personagem que, apesar de não ser tão "exuberante" como Lestat de Lioncourt - seu antagonista na trama -, consegue prender a sua atenção, te conquista, por assim dizer, te fazendo sentir suas dores, medos e alegrias (que são poucas, mas são alegrias). Seu relato se encaixa de forma assustadora nos relatos de pessoas com depressão (e se levarmos em consideração que Entrevista com o Vampiro foi a forma que Anne Rice encontrou de lidar com o luto pela perda de sua filha pequena para a leucemia, faz bastante sentido que seu protagonista tenha uma espécie de flerte com a depressão), e acredito que seu maior mérito nesse sentido é não colocar a depressão como algo "estético", como muitos fazem, mas como algo pesado, um fardo que somente quem vive - ou convive - com tem ideia de como é. O fato de que os outros personagens na maioria das vezes parecerem não entendê-lo, com exceção de Cláudia, a criança que ele e Lestat transformam em vampiro, e que apesar de envelhecer, é eternamente uma criança (o que praticamente a enlouquece),  também ilustra bem como o depressivo se sente.
       Quanto à Lestat de Lioncourt, o antagonista na trama, parece ser mais do que aparenta. Mesmo que Louis o descreva como um vilão, é importante nos lembrarmos de que esse é um relato em primeira pessoa, portanto, bastante subjetivo, e que Louis e Lestat tem sérias divergências sobre inúmeros assuntos ao longo da trama. E dada a complexidade dos personagens presentes no livro, não se pode dizer que existam vilões e mocinhos na trama de Anne Rice, assim como na vida real, onde podemos ser heróis e vilões ao mesmo tempo. Lestat parece ser mais do que aparenta, porque o pouco que se sabe dele é conhecido através de Louis e Armand, o líder do "Teatro dos Vampiros" (sim, você deve ter se lembrado do Legião, e eu acredito que Renato Russo leu esse livro também),  um vampiro com uns bons séculos de vida, e a aparência de um adolescente andrógino de 17 anos de idade, que é sem dúvida um dos personagens mais enigmáticos da trama, pois nunca se sabe exatamente o que ele quer de quem.
      Por fim, temos o repórter Daniel Molloy, que é o único personagem realmente de fora da trama, assim como o leitor. Ele é apenas um repórter que encontra Louis de Point du Lac em um bar e, descrente quanto à afirmativa deste de que era um vampiro, resolve tirar a prova dos nove. Ele está apenas ouvindo a história, e quer fazer parte dela. Quer ser parte do mundo dos bebedores de sangue, apesar de tudo o que Louis lhe conta. Não se sabe se ele eventualmente consegue, mas certamente ele está tentado, assim como muitos de nós poderíamos nos sentir tentados em seu lugar. Por que não? Coisas muito menores nos tentam, não é mesmo?
      Bom, quanto ao livro x filme, o filme é bom, mas depois que você lê o livro e tenta ver o filme, o sentimento de "Que porcaria é essa?" parece assistir o filme com você. Dentre outros motivos, temos Antonio Banderas, no auge de seus 30 anos, mais masculino impossível, interpretando um vampiro andrógino de 17 anos (porque Tom Cruise aos 30, interpretando Lestat, que tem uns 20, ainda passa). Ele capturou muito bem a essência de Armand, mas sinceramente, não dá. Parece que o filho de Anne Rice está trabalhando em um seriado baseado nas Crônicas Vampirescas (que eu acho mais difícil de sair do que eu de me casar), e espero sinceramente que achem um elenco mais próximo das descrições que a mãe dele fez dos personagens. Se bem que pra mim, Lestat de Lioncourt é Robert Plant na época do Led I, Armand, Jimmy Page nessa mesma época, Louis de Point du Lac, Brad Pitt no filme, e Daniel Molloy, Christian Slater no filme... Mas vou assistir o seriado mesmo assim, ainda que seja pra reclamar que "isso não tava no livro", e pegar um monte de vírus no PC, já que até a Netflix adicionar no catálogo, eu provavelmente já terei pelo menos uns dois filhos, e olha que acho difícil eu me casar!
      Mas e vocês? Já leram o livro, ou viram o filme? Qual a opinião de vocês? Qual - ou quais - vampiro literário é o seu preferido? Conta nos comentários!

quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

#Resenha - YouCat: Update! Confissão - Vários autores #Catholicpost

E a pilha de livros pra ler tá lá...

       Oi pessoal! Como estão vocês? Bom, eu estou só na correria esse fim de ano, mas conforme prometido no último post, eis a resenha do livro YouCat: Update! Confissão.
         Enquanto estava dando uma olhada no meu painel do Blogger, acabei vendo que tinha deixado "pendurada" no começo do ano uma resenha sobre esse livro, que chegou pra mim no final do ano passado, juntamente com o DoCat: A Doutrina Social da Igreja para os jovens (vai ter resenha dele por aqui também, mas não por agora), mas como isso aconteceu junto com os últimos acertos do meu TCC (que se a faculdade tiver disponibilizado em sua biblioteca virtual eu dou uma atualizada aqui com o link), achei que daria mais certo ler e escrever sobre ele no começo desse ano. Como vocês devem ter notado, acabou que esse ano não escrevi absolutamente nada, apesar de ter terminado esse livro. Esse ano aliás, deve ter sido o ano em que eu mais interrompi leituras por motivos fúteis de todos os tempos, e foram tantas que até perdi a conta de quantas eram. Estou começando a repensar minha postura sobre a meta de leitura do Skoob e adotá-la ano que vem, porque me parece que vou precisar se quiser fazer um detox digital... Mas chega de enrolação, e vamos à resenha.
         Para início de conversa, eu tenho o YouCat também, e como achei a proposta interessante, procurei os outros livros dessa mesma linha, e esse pequeno - tanto em tamanho, quanto em quantidade de páginas, que são 86 - livro sobre a Confissão foi um dos primeiros que consegui comprar. E digamos que foi uma compra que valeu a pena. Não só por causa do conteúdo, mas também pela edição primorosa - característica da chamada "Família YouCat" - que apresenta capa firme e uma parte visual bem agradável, com ilustrações e fotos. Mas a primeira pergunta é: O que é a Confissão? Por que um livro sobre ela? E por que um livro que fala sobre Confissão tem a palavra "Update" junto? O que uma coisa tem a ver com a outra?
           A Confissão, para aqueles que não conhecem o Catolicismo, não é apenas um "contar para alguém tão falível quanto eu os meus erros e  pedir que essa pessoa me perdoe em nome de Deus". A Confissão é um sacramento, isto é, um sinal deixado por Cristo para que nos voltemos à Ele. O da Confissão, assim como os demais, possui embasamento bíblico, mais precisamente as passagens de João, Capítulo 20, versículo 23, e principalmente a de Mateus, Capítulo 16, versículos 18 e 19. Isto porque nestas duas passagens Cristo dá aos seus apóstolos, isto é, seus sucessores, o poder de perdoar os pecados. E como vemos em Atos dos Apóstolos, fez-se necessário que os apóstolos designassem pessoas, tal como Cristo os designara, para cumprir suas funções onde eles não pudessem estar (e da mesma forma, pessoas para substituí-los após sua morte), sendo que dentre estas funções está justamente a de perdoar os pecados. E como bem sabemos, da mesma forma que você não pode perdoar uma ofensa que não conhece, os apóstolos e seus sucessores não podem perdoar os pecados sem que estes não fossem conhecidos, que é de onde surgiu a Confissão que, por motivos óbvios, é algo entre quem está confessando e quem está ouvindo a Confissão. O padre é falível? Sim, tanto quanto você. Mas se formos traçar a origem da autoridade que foi conferida àquele padre para isso - e que não foi conferida à você que está lendo esta postagem, a menos que você também seja padre -, com toda a certeza chegaremos a pelo menos um dos Doze, que recebeu esta mesma autoridade de ninguém mais ninguém menos que o próprio Cristo #dealwithit
          O livro em si não fala apenas sobre o que é a Confissão - que, em linhas gerais, é um recomeço em nossa relação com Deus quando, por descuido, ou por orgulho, ou por qualquer outro motivo, estragamos essa relação, por isso a associação com Update, que significa atualizar - mas também conta sobre seus efeitos, como funciona, e como fazer uma boa confissão. É interessante também o fato de que acompanha um guia para fazer um bom exame de consciência e orações para nos auxiliar na Confissão, coisa que muitos de nós católicos simplesmente desconhecemos (alô catequistas!) e que, digo por experiência própria, são muito úteis. Além disso, há algumas histórias no mínimo interessantes envolvendo este sacramento, como por exemplo, a existência das chamadas Night Fevers (que apesar de poderem ser traduzidas como "Noites da Febre", estão mais para "Noites de Fé"), onde, dentre outras coisas, há a presença de padres atendendo confissões, e, pasemem (ou não), esse é um evento de jovens, bem como orientações para que possamos avaliar nossa relação com Deus e onde estamos errando e acertando nela, e de forma geral, este livro cumpre seu propósito de orientação, além de nos trazer bastante esperança.
          Sobre o "porquê de se fazer um livro sobre a Confissão", acredito que seja necessário porque este assunto, de forma geral, gera bastante dúvida tanto nos católicos quanto nos não-católicos, e para os primeiros, estas dúvidas geram grandes saias justas, pois se até um advogado precisa conhecer seu cliente para defendê-lo, como um católico vai defender sua fé se não a conhece? Ou pior: como um católico vai ser católico se não conhece sua própria fé? E bem sabemos que há padres e catequistas bastante descuidados nesses assuntos, infelizmente. Portanto, um livro sobre este sacramento é de vital importância para nós, católicos, porque nos possibilita conhecermos nossa fé e sabermos o que raios estamos fazendo neste mundo. Virou um livro de cabeceira meu, e acredito sinceramente que se tornará o seu também após a leitura.
         Um abraço, e até mais!


P.S.: Se alguém de vocês já foi em uma Night Fever, por gentileza compartilhe a experiência! Será bastante interessante para aqueles que, como eu, se interessam.

terça-feira, 28 de novembro de 2017

Sobre Telefones e Livros

É uma relação bem harmoniosa, #sqn 

       Olá, pessoal! Como estão? Espero que bem. Primeiramente, gostaria de pedir perdão pela minha ausência. Esse ano eu "levei na pinguela", como dizemos por aqui, praticamente tudo. As únicas coisas realmente "importantes" que fiz esse ano foram tirar carteira e resolver dar aulas de inglês, presencial ou via Skype, adaptadas às diversas rotinas e necessidades das pessoas.
      "Ah" - vocês podem dizer - "Mas quem disse que não dá pra ler nada?". E é aí que entra o post de hoje. Creio que muitos de vocês, assim como eu, possuem um smartphone. E, assim como eu, creio que vocês também passem muito tempo com ele, mais até do que o saudável. Isto mesmo que vocês estão lendo aqui, talvez até mesmo de seu smartphone: passamos mais tempo em frente ao bendito do que o normal. A frase "desligue a TV e vá ler um livro" deveria ser substituída por "largue o telefone e vá ler um livro". É o que estou tentando fazer. Mas não estou sozinha. O Wagner Brenner, do Update or Die também passa por isso, assim como a pessoa do grupo Skoob - O que você anda lendo? (ou seria do Devoradores de Livros? Agora também não lembro...), que postou o texto para nós. Texto esse que reproduzo na íntegra aqui. O link pro site está no fim da postagem.
A propósito, descobri que tinha deixado nos rascunhos do blog, ainda no começo do ano, uma resenha sobre o livro "YouCat: Update! Confissão", mas mesmo tendo terminado de ler esse livro ainda no começo do ano, eu não consegui elaborar nada, mas até o fim do ano sai, vou ler novamente e faço a resenha. No mais, segue o texto do Update or Die:

Socorro, não consigo mais ler livros.

Sou um leitor, desde que me entendo por gente. Sempre li muito. E continuo lendo. Mas de uns anos para cá, me alimentar compulsivamente de internet tem causado um efeito colateral que ainda não consigo explicar muito bem.
Só sei que agora, toda vez que pego um livro nas mãos, não consigo ler, canso rápido. Se o texto não “embala” logo, preciso de muito esforço para continuar com a leitura. E não é só com o livro de papel. A mesma coisa acontece com o livro digital. Não tem nada a ver com o tipo de apoio. Tem a ver com a extensão do texto.
Essa situação tem me deixado angustiado. Será que desaprendi a ler? Será que fiquei preguiçoso? Será que agora só consigo ler coisas curtinhas e, de preferência, com uns links? Acho que não. Na verdade, nunca li tanto como agora. Passo o dia inteiro lendo. Mas leio cacos, fragmentos.
Sim, o efeito é conhecido e foi previsto anos atrás.
Sai o disco, entra a música.
Sai o filme, entra a série.
Sai a série, entra o curta do Youtube.
Sai a mesa de bar, entra o Facebook.
Sai o livro, entra o post, o artigo.
Tudo o que era consumido em pacote-família, em tabletão, agora é consumido em formato M&M’s.
A gente já sabia que isso acontecer, faz tempo. Mas o que eu ainda não tinha sentido na pele é que esse fenômeno do snack culture iria me TIRAR algo e me IMPEDIR de ler textos longos. Porque uma coisa é você perceber que existe uma nova maneira de ler (circular e não linear) e passar a usá-la.
Outra coisa é você perder sua capacidade de concentração.
Eu queria adicionar o jeito novo, mas não queria perder o jeito velho.
A internet causou em mim, e talvez em você, uma diminuição na atenção, um efeito similar ao do Transtorno do Déficit de Atenção (TDAH). Não que essa dificuldade de concentração seja um TDAH (que é neuro-biológico e tem causas genéticas), mas tem essa característica em comum. Aliás, os próprios parâmetros de diagnóstico de TDAH tem sido frequentemente revistos justamente por conta dessa alteração de comportamento, especialmente em escolas.
Já tentei de tudo, busquei aquelas ficções bacanas, cheias de escapismo, com viagens para lugares distantes, coisas que eu devorava durante a adolescência…mas 10 minutos depois o que escapa é minha atenção mesmo.
Fico voltando para o começo do parágrafo, sabe? Nem a biografia do Steve Jobs eu consegui terminar.
Fico repetindo para o autor “vai, já entendi, conta logo, pára de enrolar”.
Esse é outro sintoma: fiquei mais factual e perco fácil a paciência com aquela fase de contextualização e envolvimento com os personagens.
Meu kindle tem, neste exato momento, a ridícula marca de 18 livros iniciados.
Estou fazendo com eles a mesma coisa que faço com as músicas no meu iPhone, que fatalmente acabam tomando uma “skipada” depois de alguns segundos (tirando as do Zappa, que felizmente ainda ouço cada nota com prazer até o fim). Pô, eu ouvia aqueles álbuns inteiros do Pink Floyd… agora isso seria inimaginável.
Sei que isso tudo soa como algo ruim, mas nem isso eu tenho certeza.
A civilização humana já passou por isso muito antes da internet, por exemplo quando passamos da comunicação exclusivamente oral e acrescentamos a escrita. Colocar conteúdo por escrito livrou nossa memória e permitiu textos bem mais longos e precisos. Agora estamos de volta aos conteúdos curtos, mas ainda mais precisos. E, se um dia desenvolvermos a telepatia, certamente as palavras vão nos parecer ineficientes demais. Formas diferentes de trocar conteúdos, histórias.
Enfim, um post pouco conclusivo, mais desabafo mesmo, para ver se tem mais gente nesse barco.
Estou assustado por não conseguir mais ler um livro inteiro.